»

Mar 09

Vitamina E – Tudo sobre ela!

Todo mundo já ouviu falar em Vitamina A, B, C, D, E, J, F, Z, enfim… existem diversas vitaminas, porém muitas pessoas acabam nem sabendo do que se trata cada uma delas, só sabem que elas devem ser ingeridas porque fazem bem para o corpo. Mas qual é a função de cada uma delas? Onde elas são encontradas? São importantes especificamente para que? Essas são coisas muitos importantes de saber para manter uma alimentação controlada e saudável.

A Vitamina E não é diferente, todo mundo sabe que faz bem, mas para que serve exatamente? Portanto, se você deseja saber mais sobre as Vitaminas, continue lendo este artigo. Este artigo irá tratar tudo sobre a Vitamina E, uma vitamina muito importante (ou não) para o nosso bem estar. Confira:

Bem ou mal?

Inúmeros estudiosos têm estudado a vitamina E, pois mesmo sendo uma vitamina, há indícios de que em certos casos ela pode acabar sendo prejudicial a nossa saúde. Os estudos apontam tanto para o bem, quanto para o mal, ou seja, ela é boa em alguns casos e ruim em outros.

A vitamina E tem grande importância na saúde protegendo radicais livres, pois é um antioxidante muito eficiente para muitas gorduras. Porém, também foi descoberto que o processo oxidativo pode aumentar e acelerar o desenvolvimento de doenças cardíacas, caso você seja fumante.

Por isso, a vitamina E não deve ser usada para alimentar crianças com certos tipos de lesões cerebrais ou autismo. Essas doenças acumulam cadeias longas de gordura, que precisam ser removidas pelo processo oxidativo. A vitamina E atrasa o processo oxidativo, fazendo com que a situação piore.

Mas através de outra pesquisa, foi descoberto que a vitamina E pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas em 80%, além de reduzir os elevados níveis de inflamação.

Ou seja, virou uma verdadeira bola de neve, pois para algumas pessoas elas fazem bem e para outras é extremamente proibido o seu consumo, pois pode piorar a saúde da pessoa.

Benefícios da vitamina E

Se você é uma pessoa que pode ingerir vitamina E sem problemas, você tem sorte! A vitamina E trás alguns benefícios ótimos para o nosso corpo. Confira:

  • Pode baixar o risco de desenvolver asma e alergias;
  • Pode ajudar a tratar a dor menstrual;
  • Melhora a circulação sanguínea em diabéticos;
  • Ajuda a prevenir o cancro da próstata e mama;
  • Torna mais lento o declínio cognitivo;
  • Pode ajudar nas vagas de calor (hot flashes);

Portanto, existem provas que levam a pensarmos que a vitamina E é ruim, porém, também existem provas que fazem-nos acreditar de que ela é essencial para o nosso corpo.

Os alimentos são as melhores fontes de vitamina E

Não os suplementos, mas sim os alimentos, são as melhores fontes de vitamina E. Portanto, se você quer incluir um pouco dessa vitamina no seu cardápio, confira alguns alimentos ricos em vitamina E:

Óleo de gérmen de trigo; Semente de girassol; avelã; óleo de girassol; amendoim; óleo de amêndoa; castanha-do-pará; amêndoa; pistache.

Esses alimentos são bastante populares em dietas com objetivo de emagrecimento e de ganho de massa muscular.

A vitamina E em si não engorda, porém, é encontrada em alimentos com maior quantidade de gordura.

Portanto, concluímos que a vitamina E é um antioxidante maravilhoso e pode trazer inúmeros benefícios à nossa saúde, se obtidas das fontes certas, os alimentos.

A maioria dos alimentos ricos em vitamina E não são ricos apenas nela, eles possuem diversos outros componentes que somados com a vitamina E causam um benefício muito maior à nossa saúde.

Portanto, inclua-a no seu cardápio!

 

Bom deguste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>